↑ Voltar para Filosofia

Imprimir Página

Harinama Maha-mantra

Os nomes puros de Radha e Krsna Se manifestam nas bocas de Seus devotos puros.

hare krsna hare krsna
krsna krsna hare hare
hare rama hare rama
rama rama hare hare 

 

harer nama harer nama harer namaiva kevalam
kalau nasty eva nassty eva nasty eva gatir anyatha

Nesta era da hiprocrisia e da desavença o único meio de se alcançar a liberação é cantar o nome de Deus. Não há outro meio, não há outro meio, não há outro meio.

tara madhye sarva-srestha nama-sankirtana
niraparadhe nama laile paya prema-dhana

De todos os diferentes tipos de práticas espirituais, os nove processos de bhakti (sravanam, kirtanam, etc.) são as melhores porque têm um poder tremendo de conceder Krsna e krsna-prema. Destes nove processos, nama-sankirtana é o melhor. Por se caantar sri-krsna-nama sem ofensas,  o praticante recebe o tesouro de valor inestimável que é prema.

namnam akari bahudha nija-sarva-saktis
tatrarpita niyamitah smarane na kalah
etadrsi tava krpa bhagavan mamapi
durdaivam idrsam ihajani nanuragah

Ó Bhagavan, Seus nome concedem todos os auspícios para as jivas (almas). Portanto, para o benefício último delas, Você eternamente Se manifesta como Seus inumeráveis nomes, tais como Rama, Narayana, Krsna, Mukunda, Madhava, Govinda e Damodara. Você dotou estes nomes com todas as potências de Suas respectivas formas. Por sua misericórdia imotivada , Você nem sequer impôs qualquer restrição ao cantar de Seus nomes, ao contrário do que ocorre com os gayatris-mantras que devem ser cantados em momento específicos (sandhya-vandana). Em outras palavras, o santo nome de Bhagavan pode ser cantado e lembrado a qualquer momento do dia ou da noite. Este foi o arranjo que Você fez. Ó Prabhu, Você tem tamanha misericórdia sem causa pelas jivas, mas, ainda assim, devido ao meu nama-aparadha, sou tão desafortunado que nenhum apego por Seu santo nome, que é tão facilmente acessível e que concede  toda a boa fortuna, ainda não despertou dentro de mim.

 

nama cintamanih krsnas
caitanya-rasa-vigrahah
purnah suddho nitya-mukto
‘bhinnatvan nama-naminoh

O santo nome gema preciosa que satisfaz todos os desejos (cintamani), pois não há diferença entre o nome de Krsna (nama) e o próprio Krsna (nami).  O nome de paramananda-svarupa Sri Krsna outorga a meta suprema (parama-purusartha). Este nome é a própria formadas doçuras transcendentais (caitanya-rasa-svarupa). Este nome é completamente puro, eternamente liberado e está além de qualquer conexão com maya.

Srila Bhaktivinoda Thakura explica que a sublime forma de Krsna é idêntica a Ele, assim como o Seu santo nome.  Ao lembrar e cantar o nome de Krsna evoca imediatamente na mente Sua bela forma e ambos dançam lá harmoniosamente como parceiros inseparáveis.

 

kali-kale nama-rupe krsna-avatara
nama haite haya sarva-jagat-nistara
nama vinu kali-kale nahi ara dharma
sarva-mantra-sara nama, ei sastra-marma

Nesta era de Kali, o Senhor Krsna apareceu  na forma de Seus santos nomes. Através de Sri Nama, os santos nomes, o mundo inteiro pode ser liberado do cativeiro material. Nesta era de Kali não há outro princípio religioso que não o cantar do santo nome, o qual é a essência de todos os mantras e o significado de todas as escrituras.

 

dhyayan krte yajan yajnais tretyam dvapare ‘rcayan
yad apnoti tad apnoti kalau sankirtya kesavam

Aquilo que era obtenível através de meditação em Satya-yuga, pela prática de yajna em Treta-yuga ou por se adorar os pés de lótus de Sri Krsna em Dvapara-yuga, é facilmente alcançado na era de Kali simplesmente por se cantar e glorificar o Senhor Kesava.

 

encehi ausadhi maya lagi
harinama-maha-mantra lao tumi magi

Sri Gauracandra exclama: “Eu trouxe para você o harinama maha-mantra, o remédio que destrói a doença de maya. Aceite estes santos nomes, Eu lhes imploro.”

 

sadhya-sadhana-tattva ye kichu sakala
hari-nama-sankirtane milibe sakala
Caitanya-Bhagavata Adi 14.143 

Através do canto congregacional dos santos nomes vcê atinde tudo, inclusive a meta da vida e o processo para alcançá-la.

Srila Bkatisiddhanta Sarasvati Prabhupada explica que o amor por Krsna é a meta (sadhya) e o cantar congregacional dos santos nomes de Krsna é o processo (sadhana). Qualquer dúvida que surja sobre isso pode ser solucionada por se cantar os nomes de Krsna exclusivamente. A inutilidade dos desejos insignificantes dos desfrutadores dos sentidos, dos trabalhadores fruitivos, dos especuladores mentais é facilmente compreendida por aqueles que se abrigam nos santos nomesatravés do processo de sankirtana. (Upadesavali)

 

 

Maha Mantra by Srila Narayana Maharaj 1 round by LoveisUnity

Link permanente para este artigo: http://www.gauravani.com.br/filosofia/harinama-maha-mantra/